Dizer o Direito

terça-feira, 26 de novembro de 2024

INFORMATIVO Comentado 1155 STF (completo e resumido)

Olá, amigas e amigos do Dizer o Direito,

Já está disponível mais um INFORMATIVO COMENTADO.

þ Baixar versão COMPLETA:



 



þ Baixar versão RESUMIDA:



 



Confira abaixo o índice. Bons estudos.

ÍNDICE DO INFORMATIVO 1155 DO STF


Direito Constitucional

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

§  É inconstitucional norma que, a pretexto de regulamentar a participação da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), acaba por a dificultar.

 

DIREITO À SAÚDE

§  Pessoas transexuais e travestis devem ter acesso a especialidades médicas de acordo com as suas necessidades biológicas; pessoas transexuais e travestis devem ser identificadas, nas declarações de nascido vivo de seus filhos, de acordo com a sua identidade de gênero.

 

COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS

§  É constitucional lei estadual, mesmo que de iniciativa parlamentar, que obriga o governo a cuidar de cães e gatos abandonados e a criar medidas sanitárias e políticas públicas para o controle de sua reprodução.

 

PROCESSO LEGISLATIVO

§  É inconstitucional emenda à Constituição estadual que condicione a composição dos quadros de pessoal dos conselhos do Poder Executivo estadual à indicação de membros pela Assembleia Legislativa.

 

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

AÇÃO RESCISÓRIA

§  É cabível ação rescisória para adequar decisão judicial transitada em julgado à modulação temporal dos efeitos da tese de repercussão geral fixada no RE 574.706 ED (Tema 69 RG).

 

DIREITO TRIBUTÁRIO

PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE NONAGESIMAL

§  O Decreto nº 11.374/2023, que restabeleceu as alíquotas originárias do PIS/Cofins sobre receitas financeiras, não precisa respeitar a anterioridade nonagesimal.

 

IMPOSTO DE RENDA

§  É inconstitucional a incidência da alíquota de vinte e cinco por cento do Imposto de Renda na fonte sobre pensões e aposentadorias recebidas por brasileiros que residem no exterior (art. 7º da Lei 9.779/99).

 

DIREITO FINANCEIRO

§  É inconstitucional lei estadual que permita ao Poder Executivo usar depósitos judiciais de tributos estaduais e seus acessórios, sem qualquer formalidade.

 

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

PENSÃO POR MORTE

§  É constitucional a Lei 13.135/2015, que tornou mais rígidas as regras de concessão e duração da pensão por morte.

 

SEGURO-DESEMPREGO

§  A Lei 13.134/2015, que alterou os prazos de carência do seguro-desemprego, é constitucional.


Print Friendly and PDF