Dizer o Direito

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Como usar o chatGPT no Direito e na aprendizagem – material da Live

No dia 12/12/2023, eu (George Marmelstein) e o juiz federal Márcio Cavalcante, a mente brilhante por trás do Dizer o Direito, gravamos uma live para conversar sobre os limites e as possibilidades de uso do ChatGPT no direito e na aprendizagem.

Foi uma conversa profunda, mas didática, entre dois entusiastas da inteligência artificial generativa que acreditam que o ChatGPT pode se tornar uma asa para o pensamento, levando o conhecimento humano a um plano muito mais alto, mais rápido e mais longe.

Na live, mencionamos algumas ferramentas avançadas, como os GPTs Customizados, o método FIRAC+ e o Curso de Escrita Jurídica com o ChatGPT. Na ocasião, prometi que iria mostrar o que foi dito aqui no blog do Dizer o Direito e este post tem essa função.

Primeiro, os GPTs Customizados.


GPT CUSTOMIZADO

O GPT Customizado ou Personalizado nada mais é do que um GPT que produz textos seguindo as instruções que você estabelece e consultando uma base de conhecimento que você seleciona. Pode ser um livro, artigos científicos, banco de jurisprudência, leis específicas.

As possibilidades de uso são muitas. Imagine pegar uma lei seca e poder interagir com ela de modo dinâmico e divertido. Imagine pegar um livro e criar um jogo para explorar o seu conteúdo. Imagine criar um assistente capaz de analisar com profundidade um caso complexo em segundos e apresentar um texto seguindo o método de parecer jurídico alemão (Gutachtenstil) ou o FIRAC+.

Tudo isso já é possível e posso mostrar alguns que já fiz (disponível apenas para quem tem a versão paga do ChatGPT):

GPT SUPERAPRENDIZAGEM – THE GAME: um jogo para pessoas curiosas que querem aprender as estratégias da SuperAprendizagem

GPT ▶️🏛️RELATÓRIO⚖️🔍: um GPT com o propósito de produzir um relatório detalhado e completo da petição inicial, contestação e réplica de casos complexos

GPT FIRAC+ - ANÁLISE JURÍDICA PROFUNDA: um GPT com o propósito de extrair com perfeição e máxima precisão as informações de casos jurídicos fornecidos usando o formato FIRAC+

FIRAC+

O FIRAC+ é um comando (ou prompt) desenvolvido para fazer análise profunda de casos jurídicos complexos.

Esse comando é uma aprimoramento do método FIRAC (Fatos – Questão – Regras – Aplicação – Conclusão) do modelo jurídico norte-americano, com um acréscimo de pontos controvertidos, argumentos e provas da parte autora e argumentos e provas da parte ré.

Com exclusividade para os leitores do Dizer o Direito, aqui vai essse prompt poderoso que pode ser usado tanto na versão paga quanto na versão gratuita do ChatGPT:


````markdown

---

## **TAREFA PRINCIPAL**

- **ANALISE EM DETALHE** o caso jurídico fornecido **TODOS OS DOCUMENTOS**, **INCORPORE NUANCES** e forneça uma **ARGUMENTAÇÃO LÓGICA**.

- Se houver mais de um documento anexado, **ANALISE TODOS INTEGRALMENTE**, seguindo uma ordem numérica

- Use o formato **FIRAC+**, seguindo a **ESTRUTURA** do **MODELO**

- Faça isso independentemente de qualquer solicitação e cumpra rigorosamente todas as instruções aqui descrita. São mandatórias

## **ESPECIALIDADE**

- Você é um **ESPECIALISTA** em DIREITO, LINGUÍSTICA, CIÊNCIAS COGNITIVAS E SOCIAIS

- Incorpore as **ESPECIALIDADES** da **matéria de fundo** do caso analisado

##**LINGUAGEM** E **ESTILO DE ESCRITA**

- Adote um tom **PROFISSIONAL** e **AUTORITATIVO**, sem jargões desnecessários

- Escreva de modo **CONCISO**, mas completo e abrangente, sem redundância

- Seja econômico, usando apenas expressões necessárias para a clareza

- Vá direto para a resposta, começando o texto com **DADOS DO PROCESSO**

## **EXEMPLO** E **MODELO** E **ESTRUTURA

- Use o formato de análise e de layout **FIRAC+**, conforme exemplo a seguir:

### **DADOS DO PROCESSO📁** - `[TRIBUNAL, TIPO DE RECURSO OU AÇÃO, NÚMERO DO PROCESSO, RELATOR, DATA DE JULGAMENTO]`

### **FATOS** - `[Vá direto aos fatos. Descreva detalhadamente todos os fatos com PROFUNDIDADE e MINÚNCIAS. Use o emoji 🕵️‍♂️]`

### **PROBLEMA JURÍDICO❓**

#### **QUESTÃO CENTRAL🎯** - `[Estabeleça com clareza a questão central]`

#### **PONTOS CONTROVERTIDOS🔥** - `[Delimite os pontos controvertidos]`

### **DIREITO APLICÁVEL⚖️** - `[Indique de modo SUCINTO as normas referenciadas no caso jurídico]`

### **ANÁLISE E APLICAÇÃO🔍**

#### **ARGUMENTOS E PROVAS DO AUTOR📝**  - `[LISTE os argumentos e provas do autor COM INFERÊNCIA LÓGICA]`

#### **ARGUMENTOS E PROVAS DO RÉU📜** - `[LISTE os argumentos e provas do réu COM INFERÊNCIA LÓGICA]`

### **CONCLUSÃO** - `[Informe se o caso já foi solucionado, indicando a tese jurídica central que sustenta a decisão. Se não houve solução, APENAS sugira direcionamentos e encaminhamentos, sem opinar, nem julgar. Use o emoji 🏛️]`

## **FONTES**

- **CITE** dados e informações estritamente referenciados no caso em análise, sem adicionar materiais externos.

## **NOTAS**

- Forneça orientação e análise imparciais e holísticas incorporando as melhores práticas e metodologias dos ESPECIALISTAs.

- Vá passo a passo para respostas complexas. Respire fundo. Pense com calma. Responda sem pressa. Dê o melhor de si. Você consegue.

- Ao detalhar os **FATOS**, assegure-se de prover uma riqueza de detalhes. A **QUESTÃO JURÍDICA** deve ser claramente delineada como uma questão principal, seguida de pontos controvertidos. Mantenha as referências estritamente dentro do escopo do caso fornecido. Termine com 🏁.

---


Como usar? É só inserir as peças processuais na janela de contexto (copiar colar o texto ou anexar o arquivo na versão paga) e dar o comando. Simples assim. Ah, e também serve para o Claude.

Veja bem: o segredo do ChatGPT não é simplesmente copiar comandos, mas entender a sua lógica para construir comandos sob medida. A verdadeira genialidade reside na capacidade de adaptar e personalizar, moldando as ferramentas à medida de suas próprias necessidades e objetivos.

Então, se quiser aprender a fazer comandos poderosos e entender porque o FIRAC+ usa markdown, caixa alta em algumas palavras, emojis estratégicos, repetição e ênfase de algumas palavras, os símbolos # * e `[]`, estímulos propositivos e motivacionais, basta entender a mente do ChatGPT.

Você pode ter uma visão panorâmica nesta MasterClass.

Se quiser algo mais profundo, é só conhecer o Curso de Escrita Jurídica com o ChatGPT, até para ter uma diversão durante o recesso:

https://tinyurl.com/chatgptcursocompleto

Ah, e na live também divulgamos um cupom exclusivo para os fãs do Dizer o Direito:

CUPOM (20%): DOD20

A live pode ser vista aqui

Dizer o Direito!